quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dez anos da peça teatral

A data passou despercebida em abril, mas ainda vale para o bimestre novembro/dezembro. Agora em 2011 completam-se dez anos que a peça teatral "O Dinâmico Erre" estreou no Centro Cultural Rubem Valentim. Foram quatro apresentações no auditório daquele espaço e mais uma apresentação no auditório do Centro Educacional 01, sempre aos domingos do mês de abril. Uma 2ª temporada ainda ocorreria no segundo semestre.
A peça foi uma adaptação do livro "Dýnamis Érrion", primeira publicação com o Dinâmico Erre, e eu pude contar com o apoio do Grupo Teatral Noigandres que encenou a peça e ajudou a consolidar uma história muito bacana.
Começando hoje, até o dia da última apresentação, em 4 de dezembro, postarei um pouco mais desta história, como maneira de celebrar aquele período saudoso. Para completar, um vídeo ao final de cada postagem.

2001: Uma odisséia no teatro.
Já escrevi sobre a peça na época da divulgação, e os textos estão publicados no Almanaque 20 anos. Quero aqui recordar como fui envolver meu personagem com o teatro. A ideia surgiu com o Roberto, que conheci através do Cléber "Barriga" e que me conseguira uma reportagem no Brasília Urgente a respeito da publicação de meu primeiro livro. Na época eu estava com 700 exemplares empilhados no meu quarto e não sabia como distribuir. Roberto era um cara bem relacionado e fez alguns contatos importantes para eu divulgar meu trabalho. O mais importante deles foi com um professor de teatro do Centro Educacional 02, escola onde eu havia estudado no 2º grau.
Com a indicação dele fui até o professor Fábio, que dirigia o Grupo Teatral Noigandres, formado por alunos da escola. Eles estavam ensaiando uma outra peça, mas toparam na hora realizar uma futura nova montagem com meu livro. E assim comecei a participar do cotidiano do Noigandres. Era dezembro de 2000 e eu havia me formado a poucos meses e ainda não estava empregado. Depois das férias de fim de ano, iniciaríamos a adaptação. Durante a montagem alguns atores do grupo que estavam concluindo o Ensino Médio foram substituídos por novos atores que entravam para o grupo e eu acabei assumindo como professor de História naquela mesma escola em fevereiro. Foi um processo bem rápido e a peça acabou ficando pronta já em março, para a estréia em abril. Durante os ensaios conversei com o Leandro, um dos atores, e que também toca teclado e ele ficou de gravar a música tema do Dinâmico Erre para ser usada na peça.
Eu já tinha a letra da música há uns dois anos. Além da peça, consegui também a gravação da minha música. Embora eu a tenho escrito para ser um rock, a versão estilo marcha infantil era bem engraçada e combinou bem com o espírito da peça.
Essa foi a primeira versão do Tema do Dinâmico Erre:

Nenhum comentário:

Postar um comentário