sábado, 20 de agosto de 2011

Lanterna Verde - O Filme

A minha expectativa para este filme era grande, apesar das críticas negativas que tenho lido na mídia desde que ele começou a ser rodado. Ontem, dia da estreia, pude afinal conferir.
Como já disse aqui, o Lanterna Verde é um de meus heróis preferidos. Na verdade é o que mais gosto, a ponto de ser clara referência à origem dos poderes do Dinâmico Erre (anel de energia). Por isso a expectativa que tive e a ansiedade com este filme.
O resultado para mim foi honesto. O filme agrada sim. Não é um filme excepcional, nem foi proposto para tal. Como os demais blockbusters dessa leva de filmes de super-heróis, ele tem todo o seu apelo comercial. Considerando que dos heróis dos quadrinhos, por mais importante que seja, o Lanterna Verde não chega a ser um dos mais populares, se comparado a Batman, Homem-Aranha ou X-Men, o filme serve ao meu ver para agradar os fãs do personagem e apresentá-lo a quem não conhece.
Unanimidade, claro, não conseguiu. Muito fã reclamou, mas no geral, percebo que o filme conseguiu cumprir o objetivo de transpor para as telas a história, abrindo mão para uma ou outra concessão. Acredito que a curtição é ver Hal Jordan como protagonista. O ator Ryan Reynolds tem semelhança física e age de certa forma, semelhante ao Hal dos quadrinhos.
Houve reclamações pelo fato do Lanterna Verde ser branco e não negro como no desenho da Liga da Justiça. Ótimo desenho, mas que criou uma falsa imformação. John Stewart (o negro) é o segundo Lanterna Verde da Terra, que até poderia aparecer em um segundo filme. Não há porque debater questões étnicas aqui. Quem é fã dos quadrinhos e passou dez anos lendo as consequências terríveis de Crepúsculo Esmeralda (Ficar louco e virar vilão, Parallax, Espectro...) sabe que Hal Jordan é o principal Lanterna e merece o filme. Vê-lo em sua melhor fase nas HQ's e agora também no cinema é um momento histórico.
Agora vamos lá. Recitemos juntos, o Juramento dos Lanternas Verdes:
“No dia mais claro,
Na noite mais densa,
O mal sucumbirá ante a minha presença
Todo aquele que venera o mal há de penar
Quando o poder do Lanterna Verde enfrentar!”

PS: O fato de ser em 3D é que não foi grande coisa. Agora vou querer ver de novo em 2D mesmo. Afinal, fã como eu, não se contenta em ver apenas uma vez.