Cruzeiro

É a base de operações do Dinâmico Erre. Cidade mais próxima do Plano-Piloto de Brasília, o Cruzeiro é um dos primeiros núcleos urbanos da Nova Capital. Já foi chamado de Gavião e tem sua data de aniversário em 30 de novembro de 1959, tendo sido por muito tempo, apenas uma espécie de apêndice do Plano. Com o aspecto de um bairro, e sua reduzida área física, não dá para afirmar que é bem uma cidade; mas hoje conta com uma administração regional, que o equivale às demais cidades do Distrito Federal.

A Região Administrativa do Cruzeiro (RA- XI) é composta por dois bairros: O Cruzeiro Velho, parte mais antiga, onde se encontram casas em blocos geminados e o Cruzeiro Novo, onde ficam os blocos residenciais de 4 andares.

E é no Cruzeiro Novo que vive o Dinâmico Erre. Usando o telhado dos blocos como posto de observação, ele costuma ir pulando de bloco em bloco, enquanto faz sua ronda. Por isso, no seu tema musical, temos o seguinte verso:

"Se no alto de um bloco avistar / Um vulto de azul... Vai saltar! / Lenda Urbana, é ele mesmo / O cara do 5º andar!"

Como os blocos só têm 4 andares, quinto andar se refere às casinhas que ficam no telhado dos blocos do Cruzeiro, por onde ele costuma transitar. Ao lado do Cruzeiro Novo, está o Cruzeiro Velho, - este só composto por casas - e é em uma delas que mora o Doutor Rupert. Em sua casa moram também Gladion e John, e é onde o grupo se reúne antes de suas missões!

Reconhecidamente pacato, o Cruzeiro talvez não precisasse da proteção de um super-herói, mas é lá o ponto de partida de todas as aventuras do Herói de Capa, Máscara e... Boné!
Imagem aérea do Cruzeiro-DF
__________________________________________________________
Livros sobre o Cruzeiro
Historiador por formação, produzi estes três livros sobre a história local. Os dois primeiros estão à venda. O terceiro foi distribuído nas escolas públicas do Cruzeiro.


Voa Gavião, a trajetória da ARUC no samba, esporte e cultura (2007)
Cruzeiro, retratos de sua história (2010)
Oficina Histórico-Literária, Cruzeiro 50 anos (2011)