Rôfega

É o planeta de origem da grande maioria dos alienígenas da história. Seu nome vem do grego, e quer dizer Resplendor de Rhô, antigo deus pagão da ilha Afanésia (RÔFEGA; Rhô=erre, fengos=resplendor). Orbita a estrela Rôlfus e é muito parecido fisicamente com a Terra, sendo um pouco menor, mas tem uma grande variedade de seres inteligentes, que comandam o planeta através de um órgão inter-espécies, o Supremo Conselho Rofegano (S.C.Rof) formado por um representante de cada país.

Distante a 170 milhões de Km de seu sol, tem um satélite, chamado Akóliton. A atmosfera, gravidade e temperaturas médias são praticamente as mesmas da Terra o que permitiria a permanência de qualquer terráqueo por lá. Tem três continentes e dois grandes oceanos. A quantidade de países é bem menor, sendo apenas 16 nações filiadas ao S.C.Rof e uma que pleiteia a vaga. Segundo o censo mais recente a população mundial conta com apenas 1.058.756.200 de hab.

A vida rofegana também não é muito diferente da nossa, mas tem características próprias como o convívio de diferentes espécies inteligentes, que são nativas de pontos distintos do planeta, mas que mantém intenso intercâmbio. Para uma comunicação facilitada, foi adotado um idioma internacional, o rofeganês, não falado anteriormente por nenhuma destas espécies. O rofeganês era na verdade uma variação do uordiano, língua de uma civilização já extinta, e que fora levado para a Terra, sendo falado em Afanésia, e que depois voltou ao planeta de origem com influências terrestres.

Rôfega é tão parecida com a Terra, que até um dos maiores lazeres terrestres é encontrado por lá, o Futebol! Suas origens são muito remotas, mas as regras são praticamente as mesmas. Grandes torneios são disputados, seja entre seleções nacionais ou entre clubes.

A tecnologia é um pouco mais avançada que a nossa, porém não é encontrada em todos países, o que leva a grandes diferenças de força. Em toda história rofegana, houve apenas uma guerra de nível mundial, causada justamente por causa do domínio destas tecnologias, e ao final do conflito, O Supremo Conselho passou a intervir mais diretamente contra o monopólio.

Pode parecer engraçado, mas mesmo sabendo que não são o centro do Universo, os rofeganos acreditam, e esta é a posição oficial do S.C.Rof, que não existe vida em outros planetas. Tal posição teve que ser revista com a visita do Dinâmico Erre, e do teletransporte de uma ilha terrestre para lá.

Tais fatos conturbaram a vida pública rofegana recentemente, e o planeta todo vem tentando lidar com estes novos fatos em sua história.

A Ilha Afanésia

Quando nosso planeta estava se formando há alguns bilhões de anos atrás, um cometa, expelido por outro planeta em formação (Rôfega), se chocou em nossa crosta na região onde hoje é o Mar Mediterrâneo. Como o planeta ainda era uma grande massa de lava, o cometa penetrou fundo, levantando material que formou uma ilha (veja aqui o mapa).  Mas o cometa era rico em um metal só existente em Rôfega, e este metal no subsolo do planeta, sofrendo grande pressão entrou em uma outra "vibração", deixando tudo que estava sobre sua jazida em um estado "fantasma", não sendo perceptível para ninguém de fora, a menos que este estivesse na mesma "freqüência" da ilha; o que só seria conseguido mais tarde com um aparelho chamado Medalhão Heuretés, criado por rofeganos que lá estiveram milênios atrás.

Estes mesmos rofeganos foram responsáveis pela povoação da ilha, trazendo pessoas dos mais diversos pontos da Terra, e os deixando lá para erguerem uma nova civilização, a civilização afanésica. (Afanésia vem do grego, e quer dizer ilha invisível!). Nesta ilha surgiria tempos depois uma religião singular, o Gramatismo, onde se adorava as letras do alfabeto usado por eles, e que era uma variação do alfabeto grego. Nesse contexto chegou Érrion Pontíarques, que foi considerado um enviado do deus Rhô, e ao vencer o torneio que indicaria o lider de toda ilha, passou a ser o protetor do povo, usando seu poderoso anel de rofegnum.

O Metal Rofegnum

Metal energético, cujo número atômico é 127. Absorve energia solar, que pode ser controlada por um chip, existente no anel do Dinâmico Erre; que é feito deste metal. É encontrado no subsolo de todo planeta Rôfega e da ilha Afanésia, além de algumas jazidas perdidas pelo planeta Terra. Assemelha-se muito com o ouro e tem propriedades magnéticas, podendo atrair outro pedaço de rofegnum com uma força considerável. Como já foi dito, submetido a grandes pressões, entra em um estado de vibração, que deixa a ele e o que estiver em contato, invisível. Tem um isótopo radiativo, o antirrium, e o contato dos dois provoca uma reação atômica em cadeia, liberando toda energia que porventura esteja armazenada.