Apresentação


Criação de Rafael Fernandes de Souza, este personagem já passa por uma longa jornada, e que nos últimos tempos alcançou seus momentos mais importantes. Conheça aqui o jovem herói de Capa, Máscara e... Boné; entre em contato e conheça melhor, quem é o Dinâmico Erre e seu Universo de histórias.

Um Super-Herói Brasileiro?

Quando se fala em quadrinho nacional, pouco se fala dos super-heróis. Se você quiser trabalhar com um personagem brasileiro, porque logo um tema típico dos estadunidenses, tendo o nosso país uma tradição maior no humor e nos infantis? Porque quadrinho é, ao meu ver, um trabalho autoral, e como autor me sinto na liberdade de fazer o que gosto.

Este é o ponto. Gosto do gênero, sou um viciado, e não me imagino fazendo algo diferente. O que gostaria de explicar é que junto a isto, sou um brasileiro que realmente gosta do país em que nasceu, independente das mazelas que aqui se encontra. O país não é perfeito e nem preciso falar de seus problemas sócio-econômicos, mas só ficar reclamando não leva a muita coisa.

Calma, o super-herói não veio para resolver tudo com seus super-poderes (ele não tem tantos), mas apenas aliar ao seu lado lúdico, um pouco de idéias consideradas válidas.

Ser brasileiro não é só gostar daqueles conceitos já manjados. O brasileiro é marcado antes de tudo por uma multiplicidade cultural, que o torna capaz de produzir de tudo um pouco. Super-herói nacional não precisa ser mulambento ou malandro, características que brincam com nossos problemas, e mostram uma realidade que não é a única, mas que fica grudado na nossa cabeça, mexendo com nossa auto-estima. Um super-herói brasileiro pode ser engraçado sem ser ridículo. Bom-humor é uma marca nacional, falta de respeito próprio é um estigma que tem que ser apagado.

Perfil de um novo Super-Herói Nacional: O Dinâmico Erre se encontra em uma tênue linha que separa os gêneros dos quadrinhos. Não se trata de um psicopata sanguinário, que adora dar porrada; nem é um tapado, que só faz tudo errado e não é respeitado por ninguém. É um garoto um pouco inexperiente, que às vezes é assaltado por um azar danado, mas que também tem a sorte revertida para si. Nem sabe brigar direito, e se vale do anel mesmo (sua fonte de poder) para se defender. Tem uma índole até tranquila, o que não o impede de tomar decisões enérgicas quando provocado.

Se eu fosse classificá-lo, seria um personagem juvenil. Mas seus conceitos o tornam bastante versátil. Posso dizer que ele é um personagem que tanto poderia participar de histórias com o Wolverine, quanto com o Cebolinha (!!!). Ele acaba se dando bem em várias situações.

O Universo e o Livro Dýnamis Érrion: Todos os detalhes deste Universo podem ser melhor conhecidos no livro vencedor da Bolsa Brasília de Produção Literária 1998: Dýnamis Érrion, A História das Aventuras do Dinâmico Erre. O concurso realizado pelo Governo do Distrito Federal serviu, após algumas complicações, para o nascimento do personagem em sua primeira publicação. Não é uma revista em quadrinhos, mas um livro mesmo, onde suas principais aventuras são narradas. Pode parecer engraçado, mas eu escrevi o livro porque não sabia desenhar. Os desenhos que você encontra neste site são de meu amigo, o Fábio Gords, que colaborou comigo por livre e espontânea pressão, ao ser acordado cedo vários fins de semana para aprontar as ilustrações do livro.

A revista em quadrinhos já é uma realidade. Foram anos de espera mas ela chegou. Neste meio tempo, após o livro, surgiram também peças de teatro, música-tema, vídeo-clipes.

Atualmente...
As produções com o personagem entraram em um período de hibernação. Tenho me dedicado a outros projetos, e fica difícil conciliar tempo, trabalho, falta de um desenhista dedicado apenas ao Dinâmico. Não posso dizer que encerrei sua carreira. (Até pensei nisso, mas seria uma bobagem de ser dizer.)
No momento este blog fica como um memorial, com referência às produções do personagem e eventuais notícias sobre ele e seu autor.
Quando o Dinâmico Erre voará de novo? Ele volta. Um dia ele volta.
Obrigado a todos que acompanham este nosso personagem.