Estive na 8ª edição da Bienal de Quadrinhos de Curitiba. Foi minha primeira vez, tanto na cidade, quanto no evento. Uma oportunidade que eu aguardava a algum tempo.
A Bienal foi realizada no Museu Oscar Niemeyer, conhecido como "Olho" por razões óbvias. Um espaço bem amplo e referência turística da capital paranaense. E não posso negar que fui mais para fazer turismo do que outra coisa.
Jardim Botânico de Curitiba |
Viajar e conhecer novos lugares é uma paixão que muita gente tem e não sou diferente. É como se eu colecionasse lugares visitados. Aliás, farei uma postagem sobre isso mais a frente. Ao conhecer Curitiba, conheci todas as capitais do sul do país, e completei três das cinco regiões do Brasil, ao ter estado em todas as capitais do Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Claro que juntei o útil ao agradável, e fui não só à Bienal como conheci outro espaço referencial que é a Gibiteca da cidade, a mais antiga do país e com um volume de mais de quarenta mil exemplares. Deixei dois exemplares da HQ nº2 e dois de "De Capa, máscara e boné" e ganhei exemplares de quadrinhos curitibanos. Um intercâmbio muito legal.
Com relação à Bienal em si, trata-se de um evento importante, por reunir quadrinistas de todo o Brasil, com uma grande feira de produtores independentes. Eu pensei em me inscrever, mas tenho participado de algumas em Brasília, e quando vou para fora quero mais curtir o evento do que ficar o tempo todo preso em um estande. Considero inclusive que esta é a parte principal de um evento do tipo, mas ao circular e trocar ideias acho mais válido para mim em particular.
Outro ponto importante são as palestras com figuras do meio que são sempre muito interessantes. A programação teve várias, e me chamou muito a atenção sobre a crítica ao uso da Inteligência Artificial que acompanhei em duas conversas. Além da que tratou sobre políticas públicas para quadrinhos.
Foi mesmo uma ótima experiência e acho que não aproveitei mais por causa do frio curitibano que me fez voltar para o hotel mais cedo, mas é isso aí. Valeu, Curitiba!
Nenhum comentário:
Postar um comentário