segunda-feira, 8 de setembro de 2025

8ª Bienal de Quadrinhos de Curitiba

 


Estive na 8ª edição da Bienal de Quadrinhos de Curitiba. Foi minha primeira vez, tanto na cidade, quanto no evento. Uma oportunidade que eu aguardava a algum tempo.


A Bienal foi realizada no Museu Oscar Niemeyer, conhecido como "Olho" por razões óbvias. Um espaço bem amplo e referência turística da capital paranaense. E não posso negar que fui mais para fazer turismo do que outra coisa.

Jardim Botânico de Curitiba

Viajar e conhecer novos lugares é uma paixão que muita gente tem e não sou diferente. É como se eu colecionasse lugares visitados. Aliás, farei uma postagem sobre isso mais a frente. Ao conhecer Curitiba, conheci todas as capitais do sul do país, e completei três das cinco regiões do Brasil, ao ter estado em todas as capitais do Centro-Oeste, Sul e Sudeste.



Claro que juntei o útil ao agradável, e fui não só à Bienal como conheci outro espaço referencial que é a Gibiteca da cidade, a mais antiga do país e com um volume de mais de quarenta mil exemplares. Deixei dois exemplares da HQ nº2 e dois de "De Capa, máscara e boné" e ganhei exemplares de quadrinhos curitibanos. Um intercâmbio muito legal.


Com relação à Bienal em si, trata-se de um evento importante, por reunir quadrinistas de todo o Brasil, com uma grande feira de produtores independentes. Eu pensei em me inscrever, mas tenho participado de algumas em Brasília, e quando vou para fora quero mais curtir o evento do que ficar o tempo todo preso em um estande. Considero inclusive que esta é a parte principal de um evento do tipo, mas ao circular e trocar ideias acho mais válido para mim em particular.


Outro ponto importante são as palestras com figuras do meio que são sempre muito interessantes. A programação teve várias, e me chamou muito a atenção sobre a crítica ao uso da Inteligência Artificial que acompanhei em duas conversas. Além da que tratou sobre políticas públicas para quadrinhos.

Foi mesmo uma ótima experiência e acho que não aproveitei mais por causa do frio curitibano que me fez voltar para o hotel mais cedo, mas é isso aí. Valeu, Curitiba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário