Tem coisas que só acontecem ao Lanterna Verde... a frase que tanto usam para o meu time de futebol, parece se aplicar a um dos meus personagens de quadrinhos favorito. Ao menos não é o Hal Jordan, mas ao resolver que Alan Scott agora é homossexual, a DC Comics acaba envolvendo a marca "Lanterna Verde" em uma polêmica desnecessária e apelativa visando apenas lucrar com isso, sem defender nenhuma causa social.
Alan Scott - O que diria Martin Nodell e Bill Finger, seus criadores nos anos 40? |
Alan Scott tem seus quase 70 anos de criação, já foi casado, teve dois filhos em suas histórias e nunca houve nada que direcionasse o personagem para este rumo. Não aprenderam mesmo. Hal Jordan passou por uma mudança de rumos nos anos 90 quando inventaram de "modernizar" o personagem e o transformaram em vilão. Levou dez anos para se retomar o status quo original e Hal voltou como herói em uma de suas melhores fases.
Hal Jordan não tem nada a ver com isso, mas vai explicar... |
Quem não conhece os quadrinhos da DC Comics muitas vezes não sabe que Lanterna Verde é o título de diferentes personagens. Existe uma Tropa com milhares de alienígenas que são Lanternas Verdes, dentre eles os quatro humanos (Hal, John, Guy e Kyle), e existe ainda Alan Scott cujo poder vem de outra fonte. Agora vai explicar tudo para quem não é leitor, e dizer que aquela sua camisa maneira do Lanterna Verde não tem nada a ver com um personagem gay?
Com tantos personagens, e escolhem justo um Lanterna Verde para este papel? |
As piadinhas de mal gosto vão pipocar. Foi um decisão infeliz e extremamente forçada para se adequar a um momento onde o combate à homofobia está em alta.
Que os homossexuais lutem por seus direitos, tudo certo. É uma questão de cidadania. Mas uma empresa usar isto como motivo para gerar polêmicas, faturar, e o pior de tudo, descaracterizar um personagem com décadas de história, e ainda gerar possíveis confusões com outros personagens que não têm nada a ver com isso. Para o público em geral o Lanterna Verde é o personagem. Poucos conhecem Hal Jordan, Alan Scott ou John Stewart. O que a DC Comics fez foi uma tremenda sacanagem com a franquia e com os criadores do personagem, já falecidos, e que nem podem se pronunciar sobre o caso. Como fã considero esta decisão editorial como extremamente infeliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário