segunda-feira, 15 de setembro de 2025

FliAraxá e FliPiri 2025


 Nossa turnê de lançamentos segue pelos festivais e festas literárias no interior do Brasil.

Em outubro estaremos:
Dia 4/10, às 18h, Festival Literário de Araxá, no Centro Cultural UNIARAXÁ (TEATRO CBMM) - Av. Min. Olavo Drummond, 15 - São Geraldo, Araxá - MG.

Dia 11/10, às 15h, Festa Literária de Pirenópolis, na Tenda Principal no Centro Histórico de Pirenópolis - GO.

Vamos apresentar os três livros da série Dýnamis Érrion e também o álbum em quadrinhos "De Capa, máscara e... boné".


É o Dinâmico Erre em Minas e Goiás.

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

8ª Bienal de Quadrinhos de Curitiba

 


Estive na 8ª edição da Bienal de Quadrinhos de Curitiba. Foi minha primeira vez, tanto na cidade, quanto no evento. Uma oportunidade que eu aguardava a algum tempo.


A Bienal foi realizada no Museu Oscar Niemeyer, conhecido como "Olho" por razões óbvias. Um espaço bem amplo e referência turística da capital paranaense. E não posso negar que fui mais para fazer turismo do que outra coisa.

Jardim Botânico de Curitiba

Viajar e conhecer novos lugares é uma paixão que muita gente tem e não sou diferente. É como se eu colecionasse lugares visitados. Aliás, farei uma postagem sobre isso mais a frente. Ao conhecer Curitiba, conheci todas as capitais do sul do país, e completei três das cinco regiões do Brasil, ao ter estado em todas as capitais do Centro-Oeste, Sul e Sudeste.



Claro que juntei o útil ao agradável, e fui não só à Bienal como conheci outro espaço referencial que é a Gibiteca da cidade, a mais antiga do país e com um volume de mais de quarenta mil exemplares. Deixei dois exemplares da HQ nº2 e dois de "De Capa, máscara e boné" e ganhei exemplares de quadrinhos curitibanos. Um intercâmbio muito legal.


Com relação à Bienal em si, trata-se de um evento importante, por reunir quadrinistas de todo o Brasil, com uma grande feira de produtores independentes. Eu pensei em me inscrever, mas tenho participado de algumas em Brasília, e quando vou para fora quero mais curtir o evento do que ficar o tempo todo preso em um estande. Considero inclusive que esta é a parte principal de um evento do tipo, mas ao circular e trocar ideias acho mais válido para mim em particular.


Outro ponto importante são as palestras com figuras do meio que são sempre muito interessantes. A programação teve várias, e me chamou muito a atenção sobre a crítica ao uso da Inteligência Artificial que acompanhei em duas conversas. Além da que tratou sobre políticas públicas para quadrinhos.

Foi mesmo uma ótima experiência e acho que não aproveitei mais por causa do frio curitibano que me fez voltar para o hotel mais cedo, mas é isso aí. Valeu, Curitiba!

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

3ª FliParacatu

Participei de mais uma edição da Festa Literária de Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais. Foi na noite de quinta, dia 28 de agosto. Ano passado estive com membros da Academia Cruzeirense de Letras e desta vez vim apenas com minha esposa para participar da mesa de autógrafos.

Trata-se de uma oportunidade muito boa para divulgar nossos livros e interagir com um público diferente. Embora nova, esta feira vem se consolidando como um forte evento para a região e fica a apenas três horas de Brasília.

Lancei a trilogia "Dýnamis Érrion", agora completa com o mesmo tratamento editorial, assim como a HQ "De Capa, máscara e... boné!" que vendeu bem. Foi muito legal alcançar novos leitores.