quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

17 de dezembro: um dia de alegria

Sou historiador e adoro celebrar datas históricas. Hoje é uma delas e de propósito misturei dois temas que tem tudo a ver comigo. Há 20 anos o Botafogo empatava com o Santos no Pacaembu e sagrava-se campeão brasileiro de 1995.


Foi um título emocionante. A equipe que tinha como referência o artilheiro Túlio Maravilha e craques como Sérgio Manoel, Donizete, Gottardo, Gonçalves, Wágner e outros feras foi um dos melhores times que já vi do Botafogo e conquistou aquele que é até hoje o título mais importante do clube da Estrela Solitária. Aquele 1995 foi um dos melhores anos da minha vida, pois além disso foi quando passei no vestibular para História e entraria para UnB no ano seguinte.


O tempo passou, eu comecei a publicar o Dinâmico R e dez anos após o título brasileiro eu tinha mais um projeto aprovado no FAC: Dýnamis Érrion 2. A continuação do primeiro livro. Qual data escolhi para o lançamento? Dezessete de dezembro! Claro! Um maneira inusitada de comemorar os dez anos daquele título foi lançar um livro do meu personagem. O que tem a ver? Para mim, "mais um ano de alegria!"

Data escolhida, o local foi uma livraria no Pátio Brasil Shopping. Lançamento de livro é sempre um momento bacana, para rever amigos, o pessoal que acompanha o trabalho. Era uma época muito produtiva com o Dinâmico Erre. Todo ano saía uma produção nova. Eu divulgava bastante nas escolas onde dava aula e a galera comparecia.

O lançamento da noite de 17/12/2005
Marcelo
Autografando um exemplar
Pinheirinho, o divulgador cultural que sempre dava uma grande força
Lília e Cabíria, alunas e leitoras do Dinâmico R
Junior, que no ano anterior tinha coestrelado o filme no Festival do Minuto
Meus pais sempre presentes
Professor Fábio
Depois do lançamento a tradição mandava irmos a uma pizzaria para encerrar a noite. Foi muito bacana aquele 17/12/2005. Eu não venderia muitos livros, mas esse nem era o mais importante. O momento era celebrar um trabalho feito e que tinha um público fiel.

Na pizzaria com Pinheirinho, Frajola, Fábio e mais algumas pessoas que não dá para ver...
Hoje passaram-se dez anos daquele lançamento. Por sinal foi a última incursão do herói pela literatura. Na sequência ainda teríamos mais uma peça teatral, um clipe e um gibi. Nada de novo foi feito desde então. Fico me cobrando se não está na hora de voltar a escrever algo. Tanto tempo depois, fiquei só na ideia de um terceiro livro. Nada mais adequado do que uma trilogia para contar toda a saga. Mas será que ainda tenho jeito para coisa?

O Dinâmico Erre sempre será algo importante na minha vida. Não esqueço o que foi feito na época, sinto saudades, mas ao mesmo tempo vejo que segui em frente. O blog está aí para recordar. Vamos ver. Quem sabe este novo livro ainda não é escrito?
Hoje celebro a data aqui em casa, tomando um 7up geladinho. O refrigerante que patrocinou o Botafogo em 1995 não é mais vendido no Brasil há anos, mas encontrei umas latinhas importadas no Terraço Shopping. Meio caro (R$ 8,00), mas adequado para celebrar este dia e assistir vídeos da conquista de 1995 e lembrar do livro de 2005.


Nenhum comentário:

Postar um comentário