domingo, 16 de dezembro de 2018

Diário da Edição de um Livro (parte 1)

* Reprodução de texto publicado no Almanaque do Dinâmico Erre (2004)

O livro é bem grande, mas sabia que bolar tudo isso não foi o mais difícil? Conheça aqui os bastidores de sua confecção, em quatro momentos. (As duas partes finais serão publicadas em outra ocasião)

Escrevendo o Livro
Setembro de 96- Após passar o primeiro semestre elaborando e pesquisando as bases para um rascunho, comecei a escrever manualmente o livro. Sabendo do problema que é a reprodução de textos manuscritos, parei para aguardar a aquisição de um computador. Felizmente não demorou muito e ele veio (um 386 SX).
Outubro a Dezembro de 96- O computador funcionava numa boa, mas ainda não tinha um drive para disquetes de 3,5 pol, e eu ia salvando o texto no HD. Quando enfim adquiri o drive e o instalei, o CPU não quis reconhecê-lo! Eu ainda não sabia mexer direito com PC's, e não tinha muita assistência. Acabei entrando no setup da máquina, e além do problema persistir, travei o computador inteiro! A solução absurdamente simples, demorou alguns meses para chegar ao meu conhecimento. Nesse ínterim, cheguei a temer pela perda do que já havia produzido. Foi por pouco!
Fevereiro de 97- Com a chegada do fim do semestre letivo, tive que dar um tempo e me dedicar aos trabalhos para a UnB. Concluída essa etapa, voltei ao trabalho.
1º semestre de 97- Eu morava nesta época, na Agrovila São Sebastião, e os aparelhos da casa estavam sempre sujeitos a constantes quedas de energia, e para se evitar problemas, colocaram o único estabilizador da casa no televisor da sala. Se eu quisesse ligar o computador, tinha que pegar o estabilizador e retirar o adaptador da tomada, que era aparafusado. Com pressa, arrisquei uma única vez ligar sem o estabilizador. Esqueci que ele funcionava como transformador também e o computador estava em 110V. E veio aquela fragância de queimado no ar, após o susto com o estouro que o antecedeu!
Junho de 97- A esperada mudança para o Cruzeiro, onde eu morava antes, e onde criei o Dinâmico Erre foi acompanhada de uma nova fonte para o computador. Depois de instalado em meu novo "velho" quarto, nada de funcionar. Mais uma semana se passa até descobrir que ele estava em 220V, e estando ligado ao estabilizador precisava estar, agora sim em 110V. Mas deu tudo certo e ele ligou sem explodir!
Junho de 97- Mais uma vez, chegava o fim de semestre na UnB com muitos trabalhos a fazer. A volta ao livro é adiada mais um pouco.
Julho de 97- FÉRIAS! Eu logo retomo a edição, mas morando de novo na cidade onde fui criado, ficava difícil me infurnar no quarto e digitar. Diminui bastante o ritmo dos tempos de Agrovila, com exceção de um domingo inspirado onde consegui escrever quase a mesma quantidade do que já estava feito! Nessa mesma época, entrei em contato com meu amigo desenhista, para providenciar as ilustrações. A idéia era de se fazer umas vinte coloridas até setembro.
Agosto/Setembro de 97- Voltam as aulas, mas dou preferência ao livro e vou agilizando a obra. A meta era registrar a história no dia do meu aniversário, e ainda inscrevê-la na primeira edição da Bolsa Literária, mas nem os textos, nem os desenhos tinham como ficar prontos antes disso.
Setembro de 97- O texto é concluído exatamente no dia do meu aniversário, e os desenhos uma semana depois. Mas o prazo para a inscrição já havia passado! Os desenhos iam ser "scanneados", e eu acabei aproveitando para revisar o livro. Queria agora imprimir, mas faltava impressora. Quando consegui finalmente, o texto veio com erros de formatação, letras comidas, e páginas em lilás, roxo, rosa. Sem um scanner, os desenhos andaram por várias mãos até serem digitalizados, para que eu os colorizasse. Quando trouxe os disquetes para casa, o computador não conseguia ler. O formato não era suportado! Consegui converter as figuras, para um formato compatível, mas a idéia de reimprimi-los com cor era um sonho distante.
Final de 97 e início de 98- Queria registrar o livro, e o local para isso é a Biblioteca Demonstrativa de Brasília. Ela fechou para reformas, e a previsão para reabrir era sempre empurrada mais para frente. Aproveitei para ir fazendo modificações no livro e pertubar um pouco mais o desenhista e refazer alguns desenhos, que na pressa, não ficaram muito bons.

Participação no Concurso
Julho de 98- Pânico! Sai o Regulamento para a Bolsa Literária. Eu não tinha imprimido a cópia revisada, e para o concurso era preciso ter 5 cópias, com espaçamento duplo, o que dobrava o tamanho do livro. Se antes eu precisava imprimir 100 páginas, agora precisava de 1000, o quanto antes possível! Como além do texto havia muitos desenhos, o total ultrapassaria o limite de 300 páginas por cópia, por isso descartei as figuras que já estavam prontas, e corri atrás de novos desenhos para ilustrar apenas as entradas de cada parte do livro, ao invés de um desenho por personagem principal. O tempo foi muito escasso, e só foi possível fazer um pequeno pôster com a turma do Dinâmico Erre em PB. Quanto à impressão, deu um trabalhão mas consegui um local onde pudesse fazer as cinco cópias de duzentas páginas. Com elas na mão, gastei um dinheirão com o SEDEX, que é cobrado pelo peso, mas consegui enviar a tempo de participar da Bolsa Literária 98.
Outubro de 98- Finalmente a Biblioteca reabriu e pude registrar o livro. O que antes me parecia ser uma contribuição opcional, teve de ser cobrado para ajudar nos custos da reforma. Fui em casa e voltei no mesmo dia para resolver logo isto. O certificado chegou no mês seguinte.
Dezembro de 98- Era dia 10 e eu estava eu estudando na Biblioteca do Cruzeiro, quando um garoto pergunta pela janela se havia um Rafael no lugar, pois estavam chamando no orelhão em frente à biblioteca. Achei estranho, mas fui atender: era meu pai com a notícia. EU TINHA VENCIDO O CONCURSO! Agora só precisava levar o disquete com o arquivo para a Fundação Cultural. Detalhe: eu não estava com ele. Tinha emprestado a um amigo para ele ler, e não sabia onde ele morava. Peguei a bicicleta e fui voando para a UnB tentar encontrá-lo, mas nada. Soube que ele morava na 305 Norte, e fui para lá. Após perguntar para porteiros e moradores se alguém conhecia a pessoa através da descrição que dei, me indicaram um bloco, mas o porteiro disse que ninguém morava no apartamento indicado. Voltei a quem me indicou e disse para eu insistir pois ele tinha certeza, e de fato estava certo. O porteiro era novo e se confundiu; subi lá e peguei o disquete, para tirar uma cópia em casa e levar para a Fundação no dia seguinte. Uma semana depois houve a cerimônia de premiação, mas o prêmio e a publicação ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário